Sobre o idealizador do Blog

Minha foto
Cuiabá, Mato Grosso, Brazil
Dr. Gustavo Moreira Oliveira Cirurgião Dentista formado pela UNIC em 1998; Mestre em Ortodontia pelo Instituto Vellini e UNICID-SP; Especialista em Ortodontia pelo SINODONTO-MT; Pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia Infantil pela UNIC; Pós-graduação em Disfunção da ATM e Dor Oro-facial pela UNIC; Especialista em Didática do Ensino Superior pela UNIC; Especialista em Gestão Empresarial focada em Clinica de Ortodontia pela ABF e CIESP-RP; Professor do Curso de Especialização em Ortodontia do CAES-MT, . Professor do Curso de Especialização em Ortodontia SIOMS; Professor do Curso de Especialização em Ortodontia Base Aérea de Campo Grande - MS; Membro da SBPqO

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Herpes! Ninguém merece!


Herpes! Ninguém merece!



O Herpesviridae é uma família de vírus que se dividem em 3 subfamílias:


  • Alfa, Beta e Gama-herpesvírus

No post de hoje, vou me ater à subfamília Alfa-herpesvírus que compreende oHerpes simplex e o Herpes zoster que são espécies mais comuns no consultório.


O Herpes simplex 1 e 2 (HSV-1 e HSV-2), causam uma doença viralrecorrente (portanto não tem cura definitiva) e geralmente benigna, afetam a mucosa da boca ou região genital. Em alguns casos podem causar complicações neurológicas. Estima-se que em países pobres, cerca de 90% da população, tem anticorpos para o HSV-1, mesmo não tendo manifestado os sintomas. O vírus do tipo 1 atinge mais a mucosa bucal e o do tipo 2 mais a mucosa genital, mas o contrário também pode ocorrer. Também um indivíduo pode manifestar os dois tipos.


  • Herpes Oral ou Labial causado normalmente pelo tipo 1 (HSV-1), é transmitido pelo contato direto e pela saliva, manifesta-se como manchas vermelhas inflamatórias, formam-se bolhas dolorosas contendo líquido rico em virions, altamente transmissível nesta fase. Essas lesões desaparecem e reaparecem sem deixar nenhuma marca ou cicatriz. É uma doença que não tem cura, apenas remédios para diminuir os sintomas.



  • Herpes Genital causado geralmente pelo herpes simplex 2 (HSV-2) não é o foco de deste post, afinal trata-se de um blog odontológico, mas sabe-se que cerca de 10% dos casos de herpes genital são causados pelo HSV-1, atribuído ao aumento da prática de sexo oral. O HSV-2 é transmitido mesmo na ausência dos sintomas, há infecção na mucosa genital, glande no homem, vulva e vagina na mulher.


  • Herpes zóster ou Varicela-zoster (HHV-3, Humam herpesvirus-3) ou ainda catapora zoster (no Brasil), é popularmente conhecido como "cobrão" ou "cobreiro", refere-se a uma variação herpesvírus, se bem que nunca vi ninguém falar que estava com "cobreiro" e sim com "sapinho" ou herpes mesmo.
Dentre os fatores predisponentes estão, indivíduos com fragilidade, estresse, febre, que sofreram irradiação solar excessiva, trauma ou terapia com glicocorticóides (anti inflamatórios esteroidais).

Nós cirurgiões dentistas podemos contrair através dos fluidos bucais esse tipo de infecção viral, portanto é fundamental entender que na fase ativa da doença o(a) paciente não deve receber tratamento odontológico, porem é fundamental solicitar ao Cirurgião Dentista o devido tratamento para amenizar os sinais e sintomas causados pela Herpes. Sendo assim vá no consultório para ser atendido quando estiver com a lesão hermépica, em qualquer fase, quando a lesão está umedecida, dolorida ou com ferida, é a fase mais contagiosa da doença, mas a consulta para procedimentos deverá ser marcada pra dali à alguns dias. Esta recomendação serve também para doenças como conjuntivite e gripe.



Fonte:

  • NEVILLE, B.W. et al. Patologia Oral & Maxilofacial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1998.

3 comentários:

  1. Eu nunca tive herpes durante minha vida porém meu namorado passou pra mim eu estou decepcionada com ele nunca imaginei que faria isso comigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas a culpa tbm é sua q ñ soube se cuidar,se tiverse se cuidado vc ñ teria herpes!!!
      dai ñ é justo culpa só seu namorado ok!!!

      Excluir