Sobre o idealizador do Blog

Minha foto
Cuiabá, Mato Grosso, Brazil
Dr. Gustavo Moreira Oliveira Cirurgião Dentista formado pela UNIC em 1998; Mestre em Ortodontia pelo Instituto Vellini e UNICID-SP; Especialista em Ortodontia pelo SINODONTO-MT; Pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia Infantil pela UNIC; Pós-graduação em Disfunção da ATM e Dor Oro-facial pela UNIC; Especialista em Didática do Ensino Superior pela UNIC; Especialista em Gestão Empresarial focada em Clinica de Ortodontia pela ABF e CIESP-RP; Professor do Curso de Especialização em Ortodontia do CAES-MT, . Professor do Curso de Especialização em Ortodontia SIOMS; Professor do Curso de Especialização em Ortodontia Base Aérea de Campo Grande - MS; Membro da SBPqO

domingo, 1 de novembro de 2009

BENEFICIOS DA ORTODONTIA PARA A SAÚDE

O objetivo básico do tratamento ortodôntico é colocar os dentes em suas posições, melhorando a distribuição das forças durante a mastigação. Isto protege as raízes dos dentes, o osso de suporte, o tecido gengival e a articulação temporo-mandibular. O correto alinhamento dos dentes ajuda a manutenção de uma boa higiene bucal e, consequentemente, diminui o risco de cáries e da doença periodontal.
Com isto, não estamos falando apenas de “corrigir dentes”, mas sim de uma reabilitação articular, oclusal, postural, neural e, claro, estética. Com tudo isto, além de melhorar a saúde bucal, a ortodontia torna-se também um modo de melhorar a aparência e auto-estima das pessoas.
Por outro lado, existem casos em que, para o paciente, a conseqüência psicossocial devido à estética dentária inaceitável é tão ou mais séria que os problemas biológicos que esta passa a ser o indicador mais importante para o tratamento ortodôntico. Ou seja, como esse tipo de tratamento é muitas vezes eletivo, fica difícil para o profissional determinar quão importantes são as má oclusões problemas na qualidade de vida do indivíduo.
Frisamos portanto que muito mais do que pensar que aparelhos ortodonticos são para crianças ou jovens, devemos entender e ter consistência que para tratar a saúde não tem idade e sim a necessidade em ter qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário